O Evangelho verde: Salvar almas ou salvar o planeta?
25.09.2015 -
Hoje em dia, não é raro para um católico ouvir sobre a necessidade de
cuidar das flores, árvores, pássaros e outras manifestações da criação
de Deus. No entanto, aqueles que promovem essa mensagem na Igreja tendem
a esquecer a necessidade de converter inúmeras almas que precisam de
salvação. Muitos defendem eloqüentemente a necessidade de cuidar da
irmã árvore, irmã flôr e mãe ave, mas raramente falam da necessidade das
almas se arrependerem e serem salvas. Por quê? Simplesmente porque muitos já não acreditam que há algo a ser salvo.
O homem precisa salvação?
Realmente precisa se salvar o homem? Segundo as Escrituras, todo mundo
nasce no pecado (Salmos 51: 5) e esta doutrina é conhecida como pecado
original. Além disso, todos estão sujeitos à ira de Deus (Efésios 2: 3)
por causa de seus pecados. A escritura diz ainda que o homem está sob o
domínio de Satanás (Efésios 2: 2).
Tão mau como isso soa, as Escrituras não param por aí; e mais, deixa claro que o homem, depois da queda, está morto no pecado (Efésios 2: 1) e longe de Deus (Colossenses 1, 21). Se levarmos a sério a fé cristã, devemos dizer claramente que o homem tem necessidade urgente de salvação, como o Catecismo da Igreja Católica diz:
A doutrina do pecado original é, por assim dizer, “o reverso” da Boa Nova que Jesus é o Salvador de todos os homens, que todos precisam de salvação e que a salvação é oferecida a todos nós através de Cristo. (389)
Tão mau como isso soa, as Escrituras não param por aí; e mais, deixa claro que o homem, depois da queda, está morto no pecado (Efésios 2: 1) e longe de Deus (Colossenses 1, 21). Se levarmos a sério a fé cristã, devemos dizer claramente que o homem tem necessidade urgente de salvação, como o Catecismo da Igreja Católica diz:
A doutrina do pecado original é, por assim dizer, “o reverso” da Boa Nova que Jesus é o Salvador de todos os homens, que todos precisam de salvação e que a salvação é oferecida a todos nós através de Cristo. (389)
Salvação de que?
Neste ponto, seria necessário pergunatar: m concreto, o que há para
salvar? Simplesmente, da eterna separação eterna de Deus, isto é,
salvar-se do inferno. A fé católica ensina que se a pessoa morre longe
de Deus imediatamente desce ao inferno, como o Concílio Ecumênico de
Florença diz:
Mas as almas daqueles que morrem em pecado mortal atual ou apenas com o original, vão imediatamente para o inferno, para serem punidas, mas com diferentes penalidades. (Florença, Sexta Sessão, 6 de julho de 1439.)
Mas as almas daqueles que morrem em pecado mortal atual ou apenas com o original, vão imediatamente para o inferno, para serem punidas, mas com diferentes penalidades. (Florença, Sexta Sessão, 6 de julho de 1439.)
As Escrituras está cheia de advertências para não morrer longe de Deus, e diz:
E aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20, 15)
E aquele que não foi achado inscrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20, 15)
Em Mateus 10:28, Jesus diz:
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; ao contrário, deve-se temer quem pode destruir a alma e o corpo no inferno.
E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; ao contrário, deve-se temer quem pode destruir a alma e o corpo no inferno.
E Hebreus 10:31 adverte: Uma coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo!
Conseqüentemente, há uma clara necessidade de anunciar o
Evangelho de Jesus Cristo, pois é o único meio pelo qual podemos ser
salvos da ira de Deus (João 14: 6).
Será que a criação necessita de salvação?
Há necessidade de salvar o resto da criação? Tecnicamente não; a
criação não precisa ser salva. Deve livrar-se da corrupção, como diz em
Romanos 8:21, mas não precisam de salvação, uma vez que todas as outras
criaturas não têm alma eterna. Então Jesus Cristo confiou aos apóstolos
para ir por todo o mundo e pregar o Evangelho às pessoas, não aos
pássaros ou as árvores (Mateus 28: 18-20).
O que é mais importante?
Tendo considerado brevemente a diferença entre a situação da criação e o
homem, cabe perguntar: o que é mais importante, a salvação das almas ou
o cuidado da criação? Jesus responde a nossa pergunta, como ele disse:
Olhai para as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vós muito mais valor do que elas? (Mateus 6, 26).
Olhai para as aves do céu: não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vós muito mais valor do que elas? (Mateus 6, 26).
A prioridade do homem sobre o resto da criação é baseado em uma alma
eterna, enquanto que as outras criaturas não tem (exceto os anjos).
Mesmo o Catecismo da Igreja Católica reconhece a enorme diferença entre o
homem e o resto da criação de Deus: É contrário à dignidade humana para
causar sofrimentos inúteis aos animais ou sacrificar-lhe
desnecessariamente a sua vida. É igualmente indigno inverter os valores
gastando dinheiro com eles que deveriam remediar um pouco a miséria dos
homens. Pode-se amar os animais; mas não pode dirigir-lhes a afeição
devida apenas aos seres humanos. (2418)
Prioridades
Tudo isso não significa que o homem não deve ser um bom administrador
da criação, Deus lhe deu. É claro que ele deve ser, mas há questões mais
importantes para se preocupar mais. Considerando a urgência com que o
homem necessita de salvação e são poucos os que entram por essa porta
(Mateus 7, 14), talvez seja a hora de lembrar “as disposições mais
importantes da lei” (Mateus 23, 23) e começar a lidar com o que
realmente importa, ou seja, a salvação das almas.
Fonte: The Remnant - The "Vegetable Gospel": Saving Souls vs. the
Planet e Blog Roma de Sempre - imagens www.rainhamaria.com.br
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