Frases.
“A via é o diálogo: diálogo entre vocês, diálogo nos seus presbitérios, diálogo com os leigos, diálogo com as famílias, diálogo com a sociedade. Eu nunca me cansarei de lhes encorajar a dialogar sem medo. Tanto mais rico é o patrimônio que, com parrésia, vocês tem a compartilhar quanto mais é eloquente a humildade com que vocês devem oferecê-lo. Não tenham medo de fazer o êxodo necessário a todo diálogo autêntico. Caso contrário, não é possível compreender as razões dos outros, nem entender até o fim que o irmão a se alcançar e resgatar, com a força e a proximidade do amor, conta mais do que as posições que julgamos distantes das nossas, embora sendo autênticas certezas. A linguagem áspera e belicosa da divisão não se coaduna com os lábios do pastor, não tem direito de cidadania no seu coração. Embora pareça assegura por um momento uma aparente hegemonia, só o fascínio duradouro da bondade e do amor permanece verdadeiramente convincente”
Palavras do Papa Francisco
proferidas ontem, na Catedral de Saint Matthew, em Washington,
aos bispos americanos — episcopado considerado demasiadamente
conservador e combativo em questões morais.
* * *
Existem hierarquias que ainda custam a aceitar a mudança de estilo que Francisco pede à Igreja: ir ao encontro dos últimos, deixar as sacristias para encontrar as pessoas. Mas a sua revolução não poderá deixar de irromper, mais cedo ou mais tarde, também entre nós. Até os jornais estão com o papa. Antes não era assim.
Frei Jude Winkler, assistente geral dos Frades Conventuais, sobre a viagem de Francisco aos EUA
* * *
“Quando o papa escolhe agir e falar como um político esquerdista, então ele pode esperar tratado como um [deles]”.
Do deputado republicano Paul Gosar, católico, do Arizona, que boicotou o discurso de Francisco no Congresso americano.
* * *
Ele é o líder espiritual da Igreja, tem autoridade para falar de questões doutrinárias e teológicas. E eu o sigo 100% nessas questões. [Mas,] o Papa como indivíduo também tem opiniões políticas. E quanto a essas, é claro, temos liberdade para discordar.
Assim falou Marco Rubio, senador pela Flórida, também católico.
* * *
“Trata-se de um sinal evidente de seu apoio a elas”
Declarou o porta-voz da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi,
referindo-se à visita surpresa de 15 minutos feita por Francisco às
Irmãzinhas dos Pobres, em Washington. As religiosas, desde 2012,
processam a administração Obama, que obriga a todas as empresas e
instituições a fornecer plano de saúde a seus empregados com cobertura
de controle de natalidade, esterilização e pílulas abortivas.
* * *
“Há necessidade de um pouco de cautela, ver se por trás do impeachment não há interesses político-partidários. Esse elemento é importante. É de se perguntar se essas pessoas, inclusive políticos que estão insistindo nisso, têm real interesse no País”.
Do Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, sobre as iniciativas de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário